Trata-se de uma resposta social que visa a prestação de cuidados específicos no domicílio a indivíduos e famílias, quando por motivo de doença, deficiência ou outro, não sejam capazes de assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e actividades da vida diária.

Esta resposta destina-se aos residentes na freguesia de Carcavelos.

Modalidades de Apoio

Prestação de cuidados de higiene pessoal;
Arrumação e pequenas limpezas no domicílio;
Confecção, transporte e distribuição de almoços;
Tratamento de roupas;
Apoio psicológico,
Apoio em fisioterapia,
Acompanhamento ao exterior e aquisição de géneros alimentares ou outros produtos.
Cedência de ajudas técnicas (camas articuladas, cadeiras de roda, andarilhos, etc.)

Cuidados Continuados

A RNCCT (Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados) é uma resposta criada em 2006 (Dec-Lei nº 101/2006) no âmbito dos Ministérios da Saúde e do Trabalho e Segurança Social e que pretende dar resposta de internamento a pessoas com dependência, sobretudo idosos, e/ou de acompanhamento de saúde continuado e integrado com cuidados do foro social em domicílio. É neste contexto que surgem os cuidados continuados de saúde prestados em articulação com as instituições sociais, como seja o caso do Centro Comunitário e Centro de Saúde da Parede.

Apoio Domiciliário

SAD - Perguntas Frequentes

O que é?

Consiste na prestação de cuidados específicos no domicílio , quando por motivo de doença , deficiência ou outro , não seja possível assegurar temporária ou provisoriamente a satisfação das necessidades básicas de vida diária.

Quem pode usufruir dos Serviços?

Todas as pessoas residentes em Carcavelos que se encontrem numa situação de dependência.

Como devo proceder para receber Apoio Domiciliário?

Deverá contactar por telefone , e-mail ou presencialmente o CCPC , referindo o assunto “ Apoio Domiciliário “

Quando é que me dão uma resposta?

Regra geral em 48h. Caso este tempo não se verifique , deverá fazer novo contacto com a Instituição.

Que tipo de apoio posso usufruir?

Prestação de cuidados de higiene pessoal e conforto; arrumação e pequenas limpezas no domicílio;  distribuição de almoços; acompanhamento em Psicologia; acompanhamento em Fisioterapia; aluguer de Ajudas Técnicas; outros serviços de acordo com as necessidades específicas de cada caso.

Num período de 2ªF a Domingo incluindo Feriados , num horário das 8h00 às 17h00, consoante as necessidades existentes e a disponibilidade de resposta da Instituição.

Como posso cancelar os serviços?

Formalmente deverá ser comunicado por escrito , com antecedência de 30 dias.

No entanto, e dada a multiplicidade de circunstâncias existentes, poderá comunicar o cancelamento de serviços pessoalmente, por telefone ou e-mail com a antecedência que lhe for possível.

Quais as minhas obrigações?

Colaborar com a Equipa de Auxiliares de Ação Direta na medida dos seus interesses e possibilidades, tratando os elementos da Instituição com respeito e dignidade; apresentar anualmente prova de rendimentos; proceder ao pagamento dos serviços prestados; respeitar o Regulamento Interno do Apoio Domiciliário.

Susana Martins

Susana Martins
Coordenadora

Horário
Atendimento: 2ª a 6ª – 9h30 – 19h00 mediante marcação.

Apoio Domiciliário:
Todos os dias incluindo fins de semana e feriados